O mundo plano

Ciência, política, cinema, economia, poesia... "A Romance of many dimensions"

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Notícias do Novo Mundo

1. Manfred Novack, o relator especial para a tortura das Nações Unidas requereu aos Estados Unidos que lhe fosse possibilitado visitar a prisão de Guantánamo. Os Estados Unidos na sua magnanimidade acederam ao pedido desde que a condição de não contactar com os prisioneiros fosse respeitada. Podemos especular que Manfred Novack iria a Guantánamo basicamente para inspecionar o estuque das paredes, as rachas nas retretes ou o estado geral do pátio. Por conseguinte, os americanos estavam a pensar que da Europa viria um trolha da construção civil visitar a prisão. Novack recusou dizendo em conferência de imprensa que os americanos não usariam a Europa como cobertura para as suas malevolências (há um tipo que ainda não parou de rir na última fila da audiência, enfim...). Entretanto o relatório publicado pelas Nações Unidas foi julgado pelos norteamericanos como não sendo meritório de atenção.

Mas para não pensarmos que os americanos são um bando de gente incivilizada demonstraram-nos a sua urbanidade ao convidarem a Cruz Vermelha -os neutrais suíços que se passeiam com o crucifixo em vermelho- a visitar as instalações. Ocorreu-me imediatamente que também com os campos de concentração na Alemanha Nazi a Cruz Vermelha foi a primeira a lá entrar - e a não reportar o que então por lá acontecia.

2. Para aqueles que pensam que os americanos não planevam há muito um ataque ao Irão é favor ler as seguintes linhas:

The US is to increase funds to Iranian non-governmental bodies that promote democracy, human rights and trade unionism. It began funding such bodies last year for the first time since Washington broke off ties with Iran in 1980. A US official said all existing citizens' groups and non-governmental organisations in Iran had been heavily infiltrated by the Tehran government, so the US would seek to help build new dissident networks.
http://www.guardian.co.uk/iran/story/0,,1710721,00.html

Isto dum país que aprovou o patriotic act e que recentemente o reforçou ao permitir escutas de telemóveis.
We are the hollow men... digo eu.
Fica-nos o prazer de poder brincar com o nosso Bush de estimação aqui. Se ele ficar preso, puxem-no ou dêem-lhe uns safanões que ele desloca-se.