O mundo plano

Ciência, política, cinema, economia, poesia... "A Romance of many dimensions"

quinta-feira, junho 23, 2005

Prototypo

Comprei ontem os 3 volumes que me faltavam da revista Prototypo.Declaro desde já o meu conflito de interesses, por ser amigo dos autores da Prototypo.Olho-a ali na estante, a "colecção" toda completa, e só posso sentir orgulho por este projecto ter sido concluído. Do conteúdo e da forma já muito se disse, por isso excuso-me a repeti-lo; dizer somente que aquele universo, ali e agora à minha frente, emana aquele poder estético gravitacional que obriga o olhar a deter-se sempre que por ali passa.Interessa-me sobretudo destacar o feito; excepto no atletismo profissional, os portugueses são bons sprinters mas péssimos maratonistas, em cima do deadline lá improvisamos e muitas vezes com qualidade, mas planeamos mal e temos pouca determinação e perseverança para iniciar e concluir projectos longos, que impliquem esforço e atenção continuada, e para ultrapassar as vicissitudes próprias das coisas longas. Por isso a Prototypo é, antes de tudo, um excelente exemplo de um projecto de qualidade, inovador, arrojado e ambicioso que chegou ao fim, que se concluiu como estava programado, ultrapassando as adversidades que foram encontrando e que foram muitas. Just do it.