O mundo plano

Ciência, política, cinema, economia, poesia... "A Romance of many dimensions"

quarta-feira, junho 15, 2005

Refugiados...

Ao Filipe, e aos restantes “bloguistas” deste “mundo plano”, um obrigado por me permitirem compartilhar este vosso/nosso mundo.

Esta é a primeira “posta” de muitas, espero eu, que aqui venho deixar. Muito pensei no tema que deveria merecer a honra de iniciar estas minhas contribuições. Provavelmente o mais adequado seria a das mortes que ocorreram recentemente em Portugal mas, infeliz e despretensiosamente, tenho que confessar que não conheço suficientemente a vida e obra de Eugénio de Andrade para o aqui homenagear e do meu Sporting não me apetece falar.

Depois ocorreu-me falar do Luís Delgado, mas já tinha prometido a mim mesmo que neste meu primeiro post não falaria de mortes, ainda que esta seja apenas cerebral por enquanto …

Por fim, surgiu-me a vontade de falar da importante tarefa que Guterres tem pela frente agora que é ACNUR. Efectivamente, como hoje foi noticiado, a primeira visita do ACNUR – nem nos tempos de primeiro ministro foi assim chamado – é ao Uganda. Não tenho dúvidas que essa visita é emblemática, todavia, fica aqui o apelo para não se esquecer dos refugiados que Portugal abriga e que na sequência dos trágicos acontecimentos de 22 de Fevereiro estão a ser perseguidos.

A pergunta que queremos ver respondida é: para quando um lar para o Luís Nobre Guedes e para o Paulo Portas; e, já agora, para o Santana que, de um momento para o outro está na iminência de ficar desalojado?

E esse herói nacional que dá pelo nome de Henrique Chaves, onde anda? Será que foi atingido por uma p*** de pombo, em retaliação? Será que está protegido pelo Programa Nacional de Protecção às Testemunhas de Crimes Violentos e, consequentemente, o seu paradeiro é um segredo de justiça. Se tal estiver a acontecer então nunca – ou pelo menos até daqui a uma hora – saberemos onde encontrá-lo. Senão precisará de ajuda desse grande ACNUR – juro que é mesmo assim, não é um insulto – que é o Guterres.

Para quando um programa de repatriamento que permita ao Rui Gomes da Silva voltar ao seu país. Ah, é português? Então porque não ajudá-lo a juntar-se à sua família emigrada.

Bom, podíamos estar aqui o dia todo a enumerar refugiados carenciados, mas não podemos porque se tem que trabalhar para ajudar a combater o défice. Estamos, contudo, ao teu dispor, Ó meu grande ACNUR, para te ajudar nessa tarefa que te ocupará nos próximos dois..hum..três..annn, bom é fazer as contas para ver quantos anos tens de mandato.